segunda-feira, 5 de maio de 2008

Verde, vermelho


Verde é a cor das coisas boas. Cor de paz, cor de pureza, cor de bondade. Verde-escuro é uma bondade introvertida, cautelosa, com medo de mágoas. Verde-claro é espôntanea, extrovertida, bondade que exala pelos poros, não quer saber quando, nem a quem, bondade das mais puras.
Vermelho me dá a impressão de algo falso. Algo egoísta, porém tentador. Algo ruim. Me considero uma pessoa ruim e sem méritos algumas vezes. Talvez eu seja um vermelho, talvez por isso eu goste de vermelho. Nem sempre, mas gosto. Seria eu realmente uma pessoa má? Eu só me comporto como a maioria das pessoas se comportam. Eu me comporto e penso de maneira 'normal', como boa parte de gente no mundo. Mas quem disse que as pessoas são boas? Quem disse que pessoas são seres puros e bondosos? Pessoas de cor verde quase não existem mais. A maioria vermelha, uma parte de cor indefinida, mas quase nenhuma verde.
Talvez tenha sido minha culpa. Talvez meus pensamentos conspirararam contra minha "vontade" que na verdade, foi pura racionalidade, não realmente vontade. Pensamento é poder? Nem sempre. Mas se dessa vez meus pensamento realmente foram poder, foi hora em que menos devia ser. Meus pensamentos foram vermelhos demais.
E meus pensamentos verdes? Onde estão? Bem, onde quer que estejam agora, não tenho medo deles. Acho que estão voltando, e que venham com toda essa estória de que pensamento é poder.Os verdes podem se realizar, sem problemas, sem receio de minha parte. E por favor, continuem verdes, não quero me tornar uam pessoa vermelha de novo. Fiquem verdes, nem que seja um verde bem, mas bem claro. Verde muito claro é bondade forçada, falsa. Mas pelo menos ainda é bondade.
Talvez eu nem seja uma pessoa tão vermelha assim. Talvez eu seja um vermelho-esverdiado ou um verde-avermelhado, quem sabe. Talvez eu tenha as duas cores dentro de mim, em um quase equilibrio. É, eu as tenho, mas ainda prefiro ser verde.

7 comentários:

  1. Obrigado!
    :D

    HAHAHAHAHA acho que eu sou um vermelho com pitadas de verde.

    Legal o blog (:

    ResponderExcluir
  2. monte de coisa pra falar!
    óh Rousseau (pelo menos eu acho q era ele) flava que as pessoas eram boas por natureza.. era a sociedade que as corrompia.. se vc acreditar nele todas as pessoas sao, no fundo pelo menos, boas xD

    Gosto de vermelho.. e acho q sei lá.. considera assim " vermelho é uma cor quente.. verde uma cor fria"
    naum bom e mal.. simplesmente "diferente"!
    eu sou verde e vermelha!! comm certeza absoluta! se mais verde ou mais vermelha... er.. depende do tanto q me agradam ou me irritam xDDDD

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro sair do comum. Nem vermelho nem verde, prefiro ser um arco-íris!
    kapksapaksapskpaspas

    Ah guria, adorei!
    Tens talento. Basta nivelar mais.
    A maneira como pontua o texto, remete uma beleza estilistica. Sem falar que o tema foi bem criativo!
    Parabéns :D

    O blog está legal ;)
    Mudar é necessário, sempre.
    É bom deixar a crisálida, e de lagarta virar a tal borboleta!!

    Obrigada pela visita e pelo elogio. Volte sempre ;D

    ResponderExcluir
  4. Enquanto você quiser de verdade ser boa, você já é. Quanto às cores... É preciso ter sempre um pouco de cada. Ninguém é verde o tempo todo, né?...

    Lindo post =]
    Obrigado pela visita!
    Até mais!


    Olhando Pra Grama - Crônicas de um ansioso

    ResponderExcluir
  5. Antes de qualquer coisa agradeço a visita ao meu blog, e acrescento: volte sempre :)
    COnfesso que li todos os posts do blog, e é realmente interessante o modo com que voce escreve. Prendeu a minhã atenção.
    Assim como o Yu disse do Rousseau, tem o Maquiavel, dizendo totalmente o contrário: as pessoas já nascem vermelhas. - mas acho que só pelo fato de você escrever sobre a bondade, isso já faz o vermelho se apagar um pouco.
    bem, com ou sem permissão, hei de voltar qui :)

    ResponderExcluir
  6. Lindo o post. Na minha opinião, o bem e o mal eh relativo. Portanto, nós temos as duas cores dentro de nós, para cada cor que estiver nos colorindo, há um motivo para isso. Só temos que aprender a regular, afinal, não podemos chegar no vermelho total deixando-nos levar por motivos que não valhem a pena. O verde em excesso faz mal, mas continua sendo a melhor opção.

    ResponderExcluir
  7. Antes ser um vermelho verdadeiro que um verde falso. Falsidade pra mim, só a essencial para a convivência humana diária. Mais do que isso, eu já acho demais.
    Diria que eu sou um arco-íris, não só vermelho e verde. Existem outras cores pra 'ser'.
    Legal o seu texto.
    Beijos

    ResponderExcluir

"Eu ia embora de mim: isso era tudo. Eu ia embora de mim sem saber de onde vinha nem para onde iria..."
Caio Fernando de Abreu