quarta-feira, 25 de junho de 2008

"Quero antes afiançar que essa moça não se conhece senão através de ir vivendo à toa. Se tivesse a tolice de se perguntar "quem sou eu?'' cairia estatelada e em cheio no chão. É que "quem sou eu?" provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto. (...) Essa moça nao sabia que ela era o que era, assim como cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz A única coisa que queria era viver. Quem sabe achava que havia uma gloriazinha em viver. Ela pensava que a pessoa é obrigada a ser feliz. Então era. Antes de nascer ela era uma idéia? Antes de nascer ela era morta? E depois de nascer ela ia morrer?" Clarice Lispector

Foi desperdiçando o período de mais de um ano que me tornei incompleta. "Quem sou eu?" foi a pergunta que fiz demais achando que assim iria crescer. E cresci. Mas quem disse que crescer é sinônimo de ser feliz? A quinze meses atrás as coisas eram diferentes. Eu era diferente. A quinze meses atrás tudo era mais simples aos meus olhos, que respondiam apenas "sim" ou "não" conforme a vontade. Meus olhos não pensavam. Quinze meses se passaram, e nossa como cresci! As indagações me fizeram crescer assimetricamente. Hoje sou desigual e cheia de pontas, que me puxam para direções diferentes. As forças se anulam e me fazem continuar no mesmo lugar. No zero de minhas ações.

O ultimo ano foi indiferente, e se estendeu até agora. Não fui às festas. Não me embebedei. Não me intupi de cigarros. Não conheci mil pessoas, porém, me envolvi com todas que conheci, e perdi muito tempo. Perder tempo? Já perdi todos os meus dias mesmo. Não procurei dormir cedo e bem todas as noites. Não fui uma boa aluna. Não estudei, nem li livro algum. Não me arrependi dos meus pecados. Cometi mais deles. Em um ano e três meses não fui a melhor amiga, nem a pior inimiga. Não fui desinteressada, nem esforçada. Não fui desgosto, nem orgunho. Nem castidade, nem luxúria. Não condenei, nem perdoei. Não fui nada. O "Quem sou eu?" não me deixava ser nada. Precisava descobrir, antes de ser alguma coisa.

Mais de um ano se passou e continuo sem saber e sem ser. Agora minha cabeça dói, meus dedos ardem. Acabei com o que restava de minhas unhas. E minha alma arde e dói junto com tudo isso. Mesmo assim continuo. Continuo sabendo e não sendo absolutamente nada.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. mayzinha *----*' saudades de você, sua INFP chorona (já chorou até em cima de mim) ;_;"

    *I/ENTJ sem sentimentos*

    25 de Junho de 2008 20:32

    ResponderExcluir
  3. "Não existe meio de verificar qual a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entresse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareçasempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa pq um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro"

    Sem mais....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sim, eu faço psicologia, rsrs a seu tempo você descobre se gosta ou não rsrss

    Mas olha, acho que você está numa fase de experimentação, de liberdade. E meu, isso tem um aspecto, um sabor de dor, medo, misturados com excitação, ansiedade, vibração...
    Descobrir-se a si mesmo, o que somos, pra onde vamos é tarefa para uma vida inteira, mas sabe, começar é maravilhoso...

    Boa Aventura!!!
    Espero que encontre seu mapa =)

    Abçs,
    Abel

    ResponderExcluir
  6. Não sou otimista (você sabe)e não acredito em "saber quem sou eu"! Eu sou aquilo que escolho, aquela decisão feita a cada momento, seja uma decisão urgente ou uma continua, seja para ser usada agora ou daqui a dez anos. Não importa! E mesmo sem saber quem você é, você fez opções que a levaram até aqui, e é a partir daqui que você vai tomar decisões que vão leva-la a ser o que será até o fim dos dias, considerando suas incontáveis mudanças até então.

    Bom, moça... Não sei se fiz certo, mas fiz de coração e sou assim mesmo, impulsivo! Então fiz uma pequena homenagem para você em meu blog, em sentimentos ao seu aniversário. Espero que goste, mas se não gostar, vou entender!

    Beijos e cuide-se, moça! Até mais ver...

    ResponderExcluir
  7. E precisa ser alguma coisa, e é preciso saber o que é, talvez não seria melhor se lagar e deixar que tudo te leve, sem se esforçar para penssar o que é o certo ou o errado.

    Não pense o que você fez, apenas faça.

    ResponderExcluir
  8. Ual
    é a segunda vez que passo aqui, seus textos são incríveis
    esses tempos me sinto assim tbm... mas conforme a música toque a gnt vai aprendendo mais alguma coisa sobre a vida, mas sobre nós mesmo, escrever é uma forma que a gnt pode se conhecer melhor, enteder e compreender um pouco mais =] parabéns seus textos são mesmos maravilhosos!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Ninguém sabe nada, essa é a verdade e que sabe não fala, não diz. Viver é melhor que sonhar.

    Beijo's Linda

    ResponderExcluir

"Eu ia embora de mim: isso era tudo. Eu ia embora de mim sem saber de onde vinha nem para onde iria..."
Caio Fernando de Abreu